TRAÇOS DE LUZ  | EXPOSIÇÃO E INSTALAÇÃO

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS-ARTES | 22 A 31 DE MARÇO DE 2019

Uma exposição inserida no Festival  MONSTRA 2019  Festival de Animação de Lisboa, em parceria com a Sociedade Nacional de Belas Artes, que se divide em 4 mostras independentes.

25 ANOS DE ANIMAÇÃO DE ABI FEIJÓ E REGINA PESSOA

Esta exposição é uma viagem pelo trabalho de Abi Feijó e Regina Pessoa, dois animadores portugueses apaixonados pelo cinema. Ambos os animadores desenvolvem seu processo de criação  em busca de luz, através da areia e da gravura em gesso ou papel. Os seus métodos são artesanais, embora às vezes misturados com o digital, mas sem descuidar o acabamento poético e expressivo. As suas obras  têm uma grande projecção internacional, obtendo inúmeros prémios e são uma referência da animação portuguesa. A exposição reúne os originais e materiais da produção dos filmes: Os Salteadores, Clandestino, Fado Lusitano, A noite, história trágica com final feliz e Kali, bem como numerosos brinquedos pré-cinematográficos, provenientes do seu próprio museu – a Casa Museu Vilar. -, com os quais os espectadores podem experimentar a imagem em movimento.

‘OS 4 ESTADOS DA MATÉRIA’ – MIGUEL PIRES DE MATOS

Esta exposição revela-nos alguns objetos e engenhos usados para produzir o filme ‘Os 4 Estados da Matéria’, de Miguel Pires de Matos que estreou no festival MONSTRA, na edição de 2018 e que foi vencedor na competição portuguesa do 42.º CINANIMA. Trata-se de um filme de animação experimental, cujo tema principal é a matéria, e que se desenvolve em 4 atos /andamentos, cada um deles formado por um universo gráfico e sonoro distinto, constitui uma viagem abstrata pelos quatro principais estados da matéria: sólido, líquido, gasoso e plasma.

TRIBUTO A NORMAN MCLAREN

Uma instastalação de homenagem a Norman McLaren produzida pelo NFB  (National Film Board of Canada).

A Instalação é inspirada em 4 filmes do mestre da animação | Stars and Stripes, Spheres, Synchromy e Begone Dull Care)

SCRATCH TRIPTYQUE – PIERRE HÉBERT

Uma instalação de animação sobre película, do canadiano Pierre Hébert constituida por 3 monitores num triptico animado. A instalação é complementada com um concerto ao vivo de Pierre Hebert e Fernando Mota na Quinta feira 28 de Março no Cinema São Jorge às 23 horas.