Quinta 21 | 18H00 | Cinema Ideal

COWBOYS E ÍNDIOS: O CINEMA DE PATAR E AUBIER

Bélgica | 2018 | 68’

“Cowboys e Índios: o Cinema de Patar e Aubier” fala sobre Stéphane e Vincent, os realizadores belgas de filmes como “A Town called Panic” e “Ernest and Celestine”,  nomeado para Óscar, mas também sobre o grupo de pessoas que os rodeia, conhecidas pelo seu humor e estilo.

Para lá de mostrar historietas divertidas contadas pelos colegas de trabalho e fotografias e vídeos dos primeiros anos, Fabrice du Welz assina um retrato íntimo em que deambula pela filmografia de Patar e Aubier. Porque estes realizadores não se juntam apenas para trabalhar. Os dias podem ser regidos por horários rigorosos e administrativos, mas as noites são alucinadas. Quando o sol se põe, o grupo encontra-se em lugares manhosos, para ouvir bandas indie e beber cervejas até às tantas.

Realização: Fabrice du Welz

Argumento: Fabrice du Welz e Luc Jabon

Música: Bernard Plouvier

BIO FABRICE DU WELZ

Depois de estudar teatro durante dois anos, no Conservatório de Artes Dramáticas de Liège, Fabrice du Welz inscrveu-se na INSAS, famosa escola de cinema em Bruxelas. A sua curta-metragem “Wonderful Love” ganhou a Grande Prémio do Festival Gerardmer em 1999 e fixou a sua reputação como um cineasta com um universo original. Em 2004, realizou a sua primeira longa-metragem “Calvaire”, que foi selecionada pela Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2005.

Entre 2008 e 2013 realizou “Colt 45”, filme produzido por Thomas Langmann, e “Vinyan”, com a ajuda de Emmanuelle Béart e Rufus Sewell, na Tailândia, e foi selecionado para a competição oficial no Festival de Cinema de Veneza. Em 2014, realizou “Aleluia”, que foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores, de Cannes. Em 2015, realizou “Message from the King”, produzido por Daniel Lancaster e Stephen Cornwell em Los Angeles. O filme estreou em Setembro de 2016, no Festival Internacional de Cinema de Toronto e foi comprado pela Netflix. De momento em pós-produção, prevê-se que o seu novo filme “Adoration” seja lançado em 2019.