Sábado 23 | 11H00 | Cinema  Ideal

ERNEST & CELESTINE

Stéphane Aubier, Vincent Patar, Benjamin Renner

Bélgica, Luxemburgo, França | 2012 | 82’

Na sociedade tradicional dos ursos, a amizade entre estes animais e os ratos não é algo bem visto. Ernest é um grande urso, palhaço e músico, que vai acolher em sua casa a ratinha Célestine, uma órfã que escapou do mundo subterrâneo dos roedores. Com muita amizade, os dois vão encontrar uma vida confortável, mudando, para sempre, as normas desse mundo.

Sábado 23 | 18H00 | Cinema  Ideal

HÁ PÂNICO NA ALDEIA

Stéphane Aubier, Vincent Patar

Bélgica, Luxemburgo, França | 2009 | 75’

Os brinquedos de plástico Cowboy, Índio e Cavalo também têm problemas. O plano do Cowboy e do Índio, de surpreender o Cavalo com um presente de aniversário feito à mão, vai  por água abaixo, quando eles destroem a casa do Cavalo. O três vivem aventuras verdadeiramente surreais enquanto viajam rumo ao centro da Terra, caminham pela tundra gelada e descobrem um universo paralelo subaquático, onde vivem criaturas (desonestas!) com cabeças bicudas. Cada personagem fala como se o ar que respira estivesse cheio de anfetaminas e gás hilariante –  e parece ter sido animada no mesmo contexto. Sendo o  pânico algo permanente na vida da vila feita de papier mâché onde vivem estas personagens, será que o Cavalo e a sua namorada vão conseguir estar sozinhos?

Realização: Stéphane Aubier & Vincent Patar

Distribuição: Coproduction Office

Domingo 24 | 11H00 | Cinema  Ideal

UMA VIAGEM AO MUNDO DAS FÁBULAS

Tomm Moore, Nora Twomey

França, Bélgica, Irlanda | 2009 | 71’

No século IX, numa zona remota da Irlanda, situa-se o mosteiro de Kells, onde vive Brendan, um rapaz de 12 anos. Brendan e os monges trabalham afincadamente para fortificar as paredes do mosteiro e protegê-lo de ataques dos Vikings. Com a chegada do Irmão Aidan, famoso mestre da iluminura e guardião de um livro extraordinário mas inacabado, Brendan começa uma vida de aventura. Quando Aidan inicia Brendan na arte da iluminura, desperta um talento prodigioso.

Brendan terá que acabar o tal livro extraordinário. Assim, dominando os seus maiores medos, parte numa demanda secreta que o levará pela primeira vez para fora das muralhas do mosteiro, e para dentro da floresta encantada, onde se escondem perigosas criaturas míticas. É nessa floresta que Brendan conhece a fada Aisling, uma rapariga-lobo misteriosa que o ajudará na sua missão.

Mas com a crescente proximidade das hordas de Vikings, será a arte de Brendan capaz de iluminar a escuridão e mostrar que o conhecimento é a melhor forma de proteção contra os bárbaros?

Realização: Tomm Moore, Nora Twomey

Argumento: Fabrice Ziolkowski

Música: Bruno Coulais

Distribuição: Celluloid Dreams, Tamasa Distribution

Domingo 24 | 18H00 | Cinema São Jorge | Sala Manoel de Oliveira

MARY & MAX

Adam Elliot

Austrália| 200| 92’

Ao longo de 20 anos e percorrendo dois continentes, “Mary & Max” conta a história da relação entre dois ‘pen-pals’ muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária de 8 anos, que vive em Melbourne, na Austrália; e Max Horovitz, um judeu obeso de 44 anos com síndrome de Asperger, que vive no caos nova-iorquino. Enquanto nos descreve a passagem da adolescência para a vida adulta de Mary, e a passagem da meia-idade para a velhice de Max, o filme também explora o laço que os une e que consegue sobreviver a tudo. “Mary & Max” é simultaneamente hilariante e comovente ao levar-nos numa viagem que explora amizade, autismo, taxidermia, alcoolismo, de onde vêm os bebés, obesidade, cleptomania, confiança, acasalamento de cães, agorafobia e muitas outras surpresas da vida.

Realização: Adam Elliot

Argumento: Adam Elliot

Produção: Melodrama Pictures

Distribuição: Parkcircus

ADAM ELLIOT

Realizador e escritor premiado, Adam Elliot é um animador independente premiado. Os seus filmes “Uncle”, “Cousin”, “Brother” e “Harvie Krumpet” já participaram em mais de 500 festivais de cinema e ganharam mais de 100 prémios, incluindo um Óscar, em 2004, para Melhor Curta-metragem de Animação com o filme “Harvie Krumpet”.

Nascido a 2 de Janeiro de 1972, Adam Elliot herdou da mãe um tremor que veio a incorporar no seu estilo e se tornou emblemático do seu traço e animação. Em 1996, decidiu estudar animação na Victoria College of the Arts, a escola de belas-artes da Universidade de Melbourne. Aí, realizou o seu primeiro filme “Uncle”. Depois de se licenciar, em 1997, completou as outras duas partes da trilogia que começou com “Uncle”: “Cousin” e “Brother”. Em 2003, completou “Harvie Krumpet”, uma animação a plasticina, narrada por Geoffrey Rush e produzida por Melanie Coombs, da Melodrama Pictures. Em 2006, “Harvie Krumpet” foi incluído na lista Top 100 Filmes de Animação, do Festival de Animação Internacional de Annecy. Em 1999, Adam foi nomeado Young Victorian do ano e tornou-se um membro do júri da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Também foi jurado em muitos outros festivais de cinema internacionais e é um orador muito procurado.

Focando-se na diferença, com compaixão, humor e pathos, os filmes de Adam Elliot são sempre muito bem recebidos pelo público. Elliot é também o padrinho oficial do The Other Film Festival, o único festival de cinema australiano para pessoas com deficiência.

Sábado 30 | 11H00 | Cinema  São Jorge | Sala Manoel de Oliveira

TITO E OS PÁSSAROS

GUSTAVO STEINBERG, ANDRÉ CATOTO, GABRIEL BITAR

Brasil | 2018 | 73’

Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com a mãe. De repente, começa a alastrar-se uma epidemia invulgar que faz com que as pessoas fiquem doentes sempre que ficam assustadas. Tito rapidamente descobre que a cura está de algum modo relacionada com a investigação do seu pai desaparecido sobre a música dos pássaros. Tito embarca então numa aventura para salvar o mundo da epidemia com os seus amigos. A busca de Tito pelo antídoto  torna-se numa busca pelo pai desaparecido e pela sua própria identidade.

Realização: Gustavo Steinberg, André Catoto, Gabriel Bitar

GUSTAVO STEINBERG, ANDRÉ CATOTO, GABRIEL BITAR

Gustavo Steinberg nasceu em São Paulo, em 1973. Já produziu seis filmes, realizou dois e escreveu o argumento de quatro desde 1995. Os seus  filmes já receberam vários prémios, entre os quais o para Melhor Documentário no Festival de Cinema Tribeca, o Prémio Digital no 60ª edição do Festival de Cinema de Veneza, o Prémio do Júri Jovem na 53ª edição do  Festival de Cinema de Locarno, o de Melhor Documentário no Festival de Cinema Latino-Americano de Los Angeles e a distinção de pertencer à Seleção Oficial na 37ª edição do Festival de Cinema de Nova Iorque.

Ante de correalizar “Tito e os Pássaros”, Gabriel Bitar trabalhou em genéricos de filmes e animações para vários programas de TV e longas-metragens no Brasil, como “Tropicália”, “Cidade Cinza” e “Tim Maia”. O seu estilo é único pois combina várias das suas aptidões e faz uma mistura de vários media em todos os projetos. O seu trabalho envolve pintura, gravura e fotografia. Bitar também faz parte da Várzea Ilustrada, um coletivo multimédia responsável por projeções multimédia interativas e animações com captura de movimentos em tempo real ou live animation. Quatro vezes vencedor do festival de curtas-metragens ‘Festival do Minuto’ no Brasil, Bitar também produziu, animou e realizou a curta “A Cidade e o Desejo Nº5”. Gabriel é sócio da Veranito, um estúdio de animação de São Paulo, o mesmo onde se compôs “Tito e os Pássaros”.

André Catoto Dias, nascido em 1979 no Rio de Janeiro, é um jornalista e tem trabalhado com produções audiovisuais desde que se licenciou. Duas das suas curtas-metragens ganharam prémios no Festival do Minuto: “Segredo” (2008) e “Receita de todo dia” (2009). Também realizou a curta “Imo” (2011) e, em 2015, ganhou a  19ª edição do Festival da Cultura Inglesa, com a curta “Say I am Only Seventeen”. A sua última curta-metragem foi “@disexta”. Em 2011, fundou o estúdio de animação DnA.tv.br, onde permanece até agora.

Sábado 30 | 14H30 | Cinema  São Jorge | Sala Manoel de Oliveira

CAPITÃO MORTEN E A RAINHA DAS ARANHAS
Kaspar Jancis

Estónia, Irlanda, Bélgica, Reino Unido | 2018 | 80’

Todos ao mar num sapato.

Morten é um rapaz que aprende a dar rumo à sua vida quando é reduzido para o tamanho de um inseto e tem que comandar o seu barco de brincar por um café inundado. Morten tem que encolher antes de poder crescer.

A partir de um sapato, Morten constrói um barco de brincar, com uma tripulação de insetos. Este é o seu escape do mundo infeliz que é o café em que vive com a sua tia Anna.

Quando um truque mágico corre mal, Morten encolhe e acaba a navegar pelo café entretanto inundado. A tripulação de insetos é estranhamente parecida com a sua tia e com as  pessoas que trabalham para ela. Morten tem que reavaliar as suas relações, salvar a tripulação de um naufrágio e aprender a controlar a sua vida.

Realização: Kaspar Jancis

Argumento: Kaspar Jancis, Mike horelick, Paul Risacher, Robin Lyons, Andrew Offiler

Animação: Märt Kivi, Triin Sarapik-Kivi, Olga Stalev, Stina Tiigimäe, Adrienne Dowling, Susanne Guy, Tereza Perez- Girau, Martin Pullen, Nuria Robles, Patricia Sourdes, Jason Watts

Edição de Vídeo: Grid VFX ( Belgium )

Som: Claran O’Tuairisc

Música: Pierre Yves Drapeu

Técnica: Marionetas | Puppets   

Produção: Nukufilm OÜ, Telegael, GridVFX , UK

Distribuição: Sola Media

KASPAR JANCIS

Kaspar Jancis nasceu a 8 de maio de 1975 em Tallinn e desde criança que se interessou por banda desenhada e por escrever histórias, que ele próprio ilustrava. Desenhou as primeiras imagens em movimento nas margens dos livros da escola. Na Academia de Artes da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, na Finlândia, estudou animação sob a orientação de Priit Pärn. E foi também em Turku que realizou o seu primeiro filme, “Romance”, de 1999, participando desde então em diversos festivais internacionais de cinema.

Sábado 30 | 19H45 | Cinema  City Alvalade

LEO DA VINCI – MISSÃO MONA LISA

Sergio Manfio

Itália | 2017 | 82’

Um filme sobre o enigmático e fascinante jovem Leonardo da Vinci e a sua capacidade de recriar o seu mundo, feito de descobertas brilhantes, invenções inteligentes e momentos dedicados à diversão e ao seu maior sonho: ser capaz de voar.

Nesta aventura, Leo reúne velhos e novos amigos, entre os quais se destaca Lisa, uma rapariga forte e determinada, por quem Leo, sem se aperceber, está apaixonado. Nesta aventura, entram também piratas que recorrem a táticas violentas para atingir o seu objetivo: chegar ao tesouro que está debaixo do mar, ao lado da ilha de Montecristo.

Graças às suas invenções futurísticas, especialmente ao fato de mergulho, Leo encontra o tesouro antes dos piratas…mas eles não ficam de braços cruzados a olhar!

Direção: Sergio Manfio

Argumento: Sergio Manfio, Francesco Manfio

Música: Marco Fedalto

Produção: Francesco Manfio, Gruppo Alcuni

Distribuição: VIDEA

Sábado 30 | 22H00 | Cinema  City Alvalade

TINTIM E OS PRISIONEIROS DO SOL

Serge Nadaud

França, Bélgica, Suíça | 1969 | 77’

Uma equipa de aventureiros tropeça sobre a lápide de Rascar Capac e, consequentemente, acabam vítimas de uma estranha doença que os põe a dormir. Ao mesmo tempo, o famoso Professor Calculus é raptado por índios e levado para o Peru. Tintin é chamado para resolver o mistério.

Com música original e Jacques Brel.

Realização: Serge Nadaud

Argumento: Eddie Lateste, Jos Marissen, Laszlo Molnar, Hergé

Animação: Nic Broca, Marcel Colbrant, Vivian Miessen, Claude Monfort, Lawrence Moorcroft

Edição de Vídeo: Laszlo Molnar, Roger Cacheux, Jean-Pierre Cereghetti

Som: Claude Ermelin, Jean Neny

Música: François Rauber, Jacques Brel

Produção: BelVision

Distribuição: Mediatoon Distribution

ERNEST & CELESTINE
Stéphane Aubier, Vincent Patar, Benjamin Renner

Bélgica, Luxemburgo, França | 2012 | 82’

Na sociedade tradicional dos ursos, a amizade entre estes animais e os ratos não é algo bem visto. Ernest é um grande urso, palhaço e músico, que vai acolher em sua casa a ratinha Célestine, uma órfã que escapou do mundo subterrâneo dos roedores. Com muita amizade, os dois vão encontrar uma vida confortável, mudando, para sempre, as normas desse mundo.

Realizador: Stéphane Aubier, Vincent Patar, Benjamin Renner

 

Domingo, 31 de Março | 14:00 | Cinema City Alvalade Sala 2

KÉRITY, A CASA DAS HISTÓRIAS

França, Itália | 2009 | 80’

Natanael passa férias na casa que os seus pais herdaram da sua velha Eleanor. Durante a estadia, recebe como presente uma biblioteca antiga e descobre que nos livros estão todos os heróis dos livros infantis.

Realizador: Dominique Monféry
Produção: Gaumont-Alphanim, La Fabrique, Lanterna Mágica