Sexta 29 | 15H00 | Cinemateca Portuguesa | Sala Luís de Pina

SERVAIS

Documentário de Rudy Pinceel

Bélgica | 2018| 60’

Raoul Servais é o padrinho do cinema de animação belga e foi o primeiro belga a ganhar uma Palma de Ouro no Festival de Cannes. “Servais” é um documentário sobre esta lenda viva do cinema de animação mundial a caminho de um momento histórico. No final de 2018, com 90 anos de idade, o Mu.ZEE –  Kunstmuseum aan Zee, em Ostend, oferece-lhe dois espaços de exposição permanente. Este documentário descreve os três anos anteriores a este grande marco. O filme inicia-se em Outubro de 2015 e traça o quotidiano de Raoul Servais. Sendo um cineasta de animação reconhecido internacionalmente, Servais continua a superar-se a si mesmo, vez após vez, com um entusiasmo contagiante, diligente e regular. Incessantemente, Servais continua a inspirar jovens e membros do staff a superar os seus próprios limites.

Neste retrato íntimo e honesto, temos a oportunidade de ver novos projetos de Servais, as suas fontes de inspiração, os seus enormes sonhos, a sua agilidade e engenho, as suas dúvidas e falhanços. Nunca está verdadeiramente longe da sua terra natal, do seu lar. Vemos a cadeia de acontecimentos e eventos que nos levam aos filmes que compõem a sua imensa obra.

Transbordando admiração, mas ainda assim um olhar crítico e distanciado, “Servais” descreve um perfil poético de um mestre que continua a viver a vida com um desejo e paixão joviais e um sentido de admiração perpétuo.