Sexta feira, 22 de Março | 21H00 | Escola Superior de Música-Benfica

AS 4 ESTAÇÕES – MÚSICA E ANIMAÇÃO | FILME + CONCERTO

Orquestra de Cordas da Escola Superior de Música de Lisboa
Maestro | Conductor: Miguel Henriques
Diretor Artístico | Artistic Director: Koji Yamamura
Diretor Media| Multimedia Director: Takashi Kiriyama

“As Quatro Estações” são quatro concertos compostos por Antonio Vivaldi, publicados em 1725, como parte do Concurso entre a Harmonia e a Invenção. As suas quatro partes, “Primavera”, “Verão”, “Outono”, e “Inverno”, evocam uma imagética muito rica na mente dos ouvintes. Neste projeto, quatro líderes da animação dão forma visual ao mundo musical de Vivaldi, três séculos depois de ele ter apresentado este seu trabalho ao mundo.
A direção artística é de Koji Yamamura e conta com a participação de outros 4 grandes criadores de cinema de animação: Anna Budanov (Primavera); Priit Pärn & Olga Pärn (Verão); Atsushi Wada (Outono); Theodore Ushev (Inverno).
As animações neste concerto serão projetadas acompanhando um espetáculo musical e utilizando um sistema de playback de vídeo que comunica com um programa de música de Inteligência Artificial (IA). O programa deteta a posição do que está a ser tocado, comparando o espetáculo em direto a uma referência pré-programada. O programa de IA dá as indicações à parte musical, enquanto que o sistema de playback de vídeo permite ao operador humano assumir o controlo da projeção da animação. Aproveite este vislumbre do futuro da expressão artística de IA com colaboração humana.