EXPOSIÇÃO | TRAÇOS DE LUZ | ATÉ 30 MAR

TRAÇOS DE LUZ | EXPOSIÇÃO E INSTALAÇÃO

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS-ARTES | 21 a 30 de março de 2019 | Dias úteis, das 12h:00 às 19h:00. E sábados das 14h:00 às 20h:00

(Último dia da exposição, sábado, dia 30 de março)

Uma exposição inserida no Festival  MONSTRA 2019 –  Festival de Animação de Lisboa, em parceria com a Sociedade Nacional de Belas Artes, que se divide em 4 mostras independentes que nos revelam múltiplos olhares sobre a arte da animação através da obra de Regina Pessoa e Abi Feijó, Pierre Hérbert, Miguel Pires de Matos e uma homenagem ao grande Norman McLaren, pelo NFB.

As exposições MONSTRA são parte integrante da vasta programação do festival que bebe no princípio de que a arte do cinema de animação é transversal a todas as artes. No seu conjunto, os quatro núcleos expositivos produzidos para esta edição revelam-nos bem esta dimensão da animação, da sua capacidade de dialogar com todas as artes, que ganha novos contornos expressivos através da poética do movimento que cada autor lhe imprime.  Nestas exposições é assim possível ver cinema de animação para lá dos ecrãs.

Para além desta exposição na SNBA, está patente A Magia dos Estúdios Aardman no Museu da Marioneta, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema – imagens de  alguns filmes e  no Cinema São Jorge: prestamos homenagem aos 30 anos do Estúdio Film Bilder. Um espaço para destacar filmes portugueses em competição. E nas vitrines principais alguns desenhos originais de filmes produzidos pela National Film Board, a grande produtora de cinema independente canadiana que este ano completa 80 anos de existência.