Hoje abrimos um dos ciclos mais esperados da MONSTRA. Para além de evidenciarem o talento dos realizadores de animação, cujos filmes estarão em exibição nas salas do Cinema São Jorge, as sessões de competição colocam as decisões mais importantes nas mãos de espetadores e júri.

Até dia 17, o público poderá votar nos seus filmes favoritos, contribuindo para determinar os grandes vencedores e os nomes mais promissores que irão assegurar o futuro desta vertente cinematográfica.

No rescaldo da sua nomeação para o Óscar de melhor filme de animação, A Ganha Pão inaugura a competição de longas metragens e estará em exibição a partir das 22h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, em estreia nacional absoluta.

Trata-se de uma coprodução entre 3 países (Irlanda, Canadá e Luxemburgo), afirmando-se como o primeiro projeto realizado a solo de Nora Twomey. Narra a história de uma menina de 11 anos, Parvana, que habita em Kabul (Afeganistão) – uma região sob domínio Talibã –  com a sua família. A produção retrata o drama do dia-a-dia em zonas de guerra, focando-se no acontecimento que define a vida da jovem protagonista: o dia em que o seu pai é preso. Numa sociedade que desaprova qualquer sinal de emancipação da mulher, Parvana terá de se disfarçar de rapaz para assegurar o sustento dos restantes membros da família. Ao mesmo tempo, faz de tudo para resgatar o pai e recuperar a harmonia do lar.

Às 18h, a mesma sala acolhe também a primeira sessão da Competição de Estudantes, apresentadas num conjunto de 13 curtas concretizadas por jovens estudantes de animação, com a missão de trazer sangue novo e irreverência à MONSTRA.

As sessões de filmes em competição desta segunda ficam completas com a exibição da primeira seleção de Curtas, marcada para as 20h na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. A não perder, sobretudo pela originalidade das histórias e abordagens inevitavelmente multiculturais.

Se com a Competição Portuguesa a MONSTRA dará visibilidade ao melhor que tem sido produzido na animação nacional (com prémios em festivais internacionais), categorias de competição como as Curtíssimas ou a Monstrinha oferecem novas e diversas alternativas de pensar o cinema de animação – uma arte em constante renovação.

Venha sentir a energia criativa de todas as competições que preenchem esta semana!