Cópia de Foto Andrea Basilio

 

 

 

 

 

 

 

 

Andrea Basilio

Andrea Basílio nasceu em Lamego, em 1978. É a responsável pela programação infantil e juvenil da RTP. Depois de terminar os estudos na Universidade Nova de Lisboa, começou a trabalhar na RTP2, no Triunfo dos Porcos, um magazine semanal; aqui começou a paixão pela televisão. Fez ainda uma incursão pelo cinema, na produção de curtas­-metragens. Já foi responsável pelos conteúdos e produção de muitos géneros televisivos. Nos últimos anos, dedicou-­se à produção de animação e programas para crianças.

 

Claudia_Bolshaw_site

 

 

 

 

 

 

 

 

Claudia Bolshaw

Claudia Bolshaw é professora e supervisora do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Brasil. É doutorada em design e desenvolve o seu trabalho nas áreas da comunicação, cultura e artes, com particular ênfase em animação. Foi premiada no Festival Internacional de Cinema de Acervo Brasileiro com o prémio para melhor pesquisa, pelo filme “Luz, Câmara, Animação!”. É sócia fundadora da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e Júri profissional do Festival Internacional Anima Mundi. É ainda coordenadora do Núcleo de Artes Digitais e Animação da PUC, no Rio de Janeiro.

 

OlivierCotte 300dpi

 

 

 

 

 

 

 

 

Olivier Cotte

Olivier Cotte estudou dança clássica, música e pintura. Trabalhou como supervisor de efeitos-especiais, realizador e exerceu, ainda, funções relacionadas com arte computacional. Entre 1987 e 2002, colaborou com realizadores como Roman Polanski, Costa Gavras e Leos Carax. Escreveu mais de 10 livros sobre cinema de animação, incluindo a enciclopédia “100 Ans de Cinéma d’Animation”, um livro sobre os vencedores de óscar, “Secrets of Oscar-Winning Animation: Behind the Scenes of 13 Classic Short Animations”, várias monografias e livros técnicos. Neste momento, trabalha para festivais internacionais, cinematecas, traduz livros sobre cinema e é professor na ESAG Penninghen, em Paris. É também argumentista de banda-desenhada e ilustrador.

 

MEA_8106_site

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedro Brito

Nascido em Lisboa, em 1975, e licenciado em Design de Comunicação pelo IADE, em 1998, começou a explorar a linguagem da BD e da ilustração, na companhia de Marcos Farrajota, em 1992. Juntos, criaram o fanzine “Mesinha de Cabeceira”. Em 1997, funda, em parceria com Rui Brito e Jorge Deodato, as Edições Polvo, onde foi responsável gráfico das publicações. Publicou sete títulos de banda desenhada, entre os quais destaca-se: “Tu és a Mulher da minha Vida, ela a Mulher dos meus Sonhos” com João Fazenda, BD que conquistou o Prémio Melhor Álbum Português de Banda Desenhada e o Prémio do Público no Festival BD Amadora 2001. Colabora, desde 1997 com a produtora de cinema de animação Animanostra, para a qual realizou já seis curtas-metragens: “A Estrela de Gaspar” (2000), “O Paciente” (2003), “Sem Respirar” (2004), “Sem Dúvida, Amanhã” (2006), “Fado do Homem Crescido” (2012).

 

ZsuzsiKicsi_site

 

 

 

 

 

 

 

 

Zsuzsanna Kreif

Zsuzsanna Kreif, realizadora freelancer de filmes de animação e ilustradora, vive em Budapeste, e formou-se na MOME, em 2014. Neste momento, realiza 12 episódios da série televisiva “Candide” para a Magyar Televízió. O seu primeiro filme, “Limbo-Limbo Travel”, co-realizado com Bori Zétényi, foi premiado em vários festivais internacionais.