MartinaScarpelli_site
Vincent, Louise, Anatole e os outros… 20 anos do Cinema de Animação da JPL Films

Local: Museu da Marioneta
Datas: 9 de março a 30 de abril

A exposição concentra os 20 anos de produção da JPL Films, em termos de filmes de animação, usando as marionetas e outras técnicas híbridas e abordagens. São 20 os filmes que mostram os seus bastidores, revelando ao espectador os  seus segredos de produção, passando pela pesquisa gráfica, produção de marionetas e acessórios, decorações ou storyboards.

 

Fotogramma per Fotogramma

Local: Sociedade Nacional de Belas Artes
Datas: 14 de março a 15 de abril

Exposição dedicada à animação italiana, curada por Paola Bristot. “Fotogramma per Fotogramma” traça uma perspetiva geral da produção  autoral contemporânea de curtas metragens de animação em Itália. A seleção dos realizadores expostos relaciona-se com o lançamento do quarto DVD “Animazioni”, com curadoria de Paola Bristot e Andrea Martignoni.

 

Retrospetiva Bruno Bozzetto 

Local: Cinema São Jorge e Sociedade Nacional de Belas Artes
Datas: 16 de março a 15 de abril

Esta exposição, organizada em parceria com o 8 ½ Festa do Cinema Italiano, celebra um nome incontornável da animação Italiana e mundial. 40 anos após o lançamento de “Allegro Non Troppo”, a retrospetiva recupera esta obra que incorpora seis peças de música clássica intrinsecamente ligadas ao universo de “Fantasia”, filme produzido pela Walt Disney Pictures em 1940.

 

Retrospetiva Julia Gromskaya e Simone Massi

Local: Cinema São Jorge e Sociedade Nacional de Belas Artes
Datas: 16 de março a 15 de abril

Esta exposição traça uma retrospetiva da obra de Simone Massi, um dos realizadores mais talentosos e premiados da nova geração de animação italiana, e de Julia Gromskaya.
No âmbito desta exposição de retrospetiva à sua obra e da sua companheira Julia Gromskaya, destacam-se “La memoria dei cani” (2006), “Nuvole mani” (2009) e “Dell’ammazzare il maiale” (2011), cujos desenhos totalmente feitos à mão permanecem fiéis ao sonho inicial de superar adversidades e vincar uma posição firme no mundo da animação.

 

Quarenta Anos a CINANIMAR com João Machado a Desenhar 

Local: Cinema São Jorge
Datas: 16 a 26 de março

Exposição curada pelo CINANIMA e que traça uma retrospetiva dos cartazes do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação, que se realiza em Espinho desde 1977. O trabalho exposto remete para os quarenta anos de colaboração com o artista João Machado, que criou todos os cartazes do Festival até à data.

 

O Que Acontece entre as Imagens

Local: Maria Pia Galeria
Datas: 6 de março a 31 de março

Exposição Interativa sobre a imagem em movimento, onde o espetador é convidado a explorar os dispositivos óticos expostos e conhecer o seu funcionamento e importância histórica na origem do cinema de animação.