banner_site

O Painel “Animação e VR” encontra-se esgotado. Poderá ainda inscrever-se para lista de espera sujeita a confirmação e pode experimentar todos os projetos a partir das 14h00 no Cinema São Jorge por ordem de chegada.

Data: 18 de Março de 2017
Hora: 10h00 – 13h30
Local: Cinema São Jorge, Sala 2 – Lisboa

Em 2017, o Festival Monstra organiza o seu primeiro painel sobre animação e realidade virtual (VR), uma iniciativa única em Portugal, que irá decorrer no dia 18 de março, no Cinema São Jorge, com entrada livre.

Dos videojogos ao cinema, a VR ganha, cada vez mais, um lugar de destaque na indústria do entretenimento, o que torna o seu debate indispensável. O painel será assim constituído por: Rachid El Guerrabproject manager da ©Google Spotlight Stories; Tim Ruffle, realizador da Aardman Animation; Luke Ritchie, Head of Interactive Arts do Nexus Studios; Rui Guedes, fundador da Ground Control Games; e Filipe Luz, coordenador da licenciatura de Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona.

Esta talk contará com uma apresentação de cada um dos participantes seguida de uma conversa sobre Animação e VR moderada pela jornalista de tecnologia da informação Susana Marvão.

Neste dia o público poderá ainda experimentar os projetos de VR dos participantes no painel, através de equipamentos HTC VIVE e ©Google Cardboard. Estarão em demonstração projetos da ©Google Spotlight Stories, Nexus Studios, Aardman, Ground Control Games e Univeridade Lusófona.

Entre as 14h00 e as 17h00, os projetos continuarão em demonstração na sala 2, sem necessidade de inscrição.

A talk irá decorrer apenas em inglês.

Entrada livre 

Inscrições: festival@monstrafestival.com (sujeita à lotação da sala)

 

Projectos em demonstração:

Special Delivery – ©Google Spotlight Stories – Tim Ruffle
Rain or Shine – ©Google Spotlight Stories – Felix Massie
Pearl – ©Google Spotlight Stories – Patrick Osborne
On Ice – ©Google Spotlight Stories – Shannon Tindle
Buggy Night – ©Google Spotlight Stories – Mark Oftedal
Planet of the Couches – ©Google Spotlight Stories
Duet
Windy Day
VR Sports – Ground control Games
Return Zero VR – Ground Control Games
Vertigo360
Archi VR – Ground Control Games
Projecto VR – Universidade Lusófona
Google Tilt Brush

 

Os nossos convidados: 

Rachid El Guerrab

Rachid El Guerrab Headshot

Especialista em narrativas interativas para mobile e RV, Rachid El Guerrab é líder de projeto da ©Google Spotlight Stories na ATAP/Google.

Durante mais de 16 anos, criou pipelines premiadas de renderização gráfica para todas as consolas da SONY, assim como para as da Nintendo e da Microsoft. Desempenhou várias posições de liderança nas mais variadas empresas, entre as quais estão a Qualcomm, Ready at Dawn, Midway e a Ubisoft.

 

 

 

Tim Ruffle

Tim_Ruffle_site_2

Com experiência em animação 2D e ilustração, desde que se juntou à equipa da Aardman Animations, Tim Ruffle realizou já vários anúncios publicitários em CGI e stop-motion.

Entre os seus clientes estão a Nintendo, a BBC e a ©Google, onde cria animações para televisão e sites interativos. Entre as suas paixões estão a conceção de personagens e as diferentes técnicas de animação com que dá vida às suas personagens.

 

 

 

Luke Ritchie

Luke_Nexus

Luke Ritchie é responsável pela Interactive Arts, o departamento de narrativa interativa da Nexus Studios que investiga e adota novas tecnologias para criar experiências envolventes com histórias. Foi ainda produtor executivo da UNIT9, em Londres, e fundador da sede do estúdio no Brazil. Há dez anos que realiza trabalhos interativos para várias marcas. É formado em cinema e tem a programação como hobby. É convidado frequente em palestras sobre tecnologia e inovação.

 

 

 

Rui Guedes

Ground_Control

Trabalhou em desenvolvimento de soluções empresariais e ainda em P&D no campo da robótica e da IA. Mais tarde, começou a desenvolver jogos Indie e de RV, primeiro para mobile e depois para consolas. Trabalha desde 2013 com RV, focando-se em paradigmas de imersão e design para RV. Em 2016, começou a explorar use-cases e protótipos para o Hololens da Microsoft.

 

 

 

 

Rafael Antunes

Rafael_Antunes

Frequenta o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Trabalha no Grupo Impresa como Gestor de Produto na Direção de produtos e serviços digitas e é um dos responsáveis da implementação da tecnologia 360º VR no Grupo. Professor da Universidade
Lusófona em várias licenciaturas e mestrados nas áreas de Transmedia e 360ºVR.

 

 

 

 

Susana Marvão

Susana_Marvao

Jornalista especializada em Tecnologias da Informação – B2B desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Nos últimos anos tem-se especializado em entrevistar altos executivos das TI mundiais.

 

 

 

 

Workshop 360VR Guerrilha Filmmaking -23 e 24 de março

Paralelamente, a MONSTRA organiza ainda um workshop 360VR Guerrilha Filmmaking, com Rafael Antunes, da Universidade Lusófona, em data a anunciar brevemente. Esta formação consiste na introdução aos conceitos básicos para a produção de conteúdos imersivos em 360o.

 

VR Corner @ Festival Monstra

Em parceria com a HTC VIVE, Asus, Thrustmaster e Infocapital estará durante todo o festival um VR corner no Cinema São Jorge, onde o público pode experimentar duas apps VR em  showcases:  Tilt Brush – ©Google VR e Piñata – Nexus Studios for HTC VIVE.