Começa hoje a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa! No ano em que completa 18 anos, trazemos de volta o melhor do cinema de animação, revelando as mais variadas técnicas e artes animadas. Desde as artes analógicas, plásticas até às virtuais, um vasto leque de culturas, tecnologias e saberes vão estar disponíveis para apreciar, e, certamente, aprender um pouco mais sobre elas.

Não descuidando da restante e diversificada programação, a Cerimónia de Abertura marca o arranque oficial do Festival, com todas as estreias mundiais que serão exibidas no Cinema São Jorge, após o habitual discurso de abertura:

4 Estados da Matéria, primeiro filme de Miguel Pires de Matos, traz-nos uma animação abstrata desenvolvida em 4 atos. Já 28 de Outubro, de Tiago Albuquerque, é uma animação adaptada a partir de um conto de Eça de Queirós.

E para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a MONSTRA exibirá um trio de filmes da Estónia realizados por mulheres: O Círculo, de Terje Henk e também uma estreia mundial, será acompanhado com a música ao vivo de Maimu Jõgeda; Pipe Piper, da autoria de Marili Sokk, Malle Valli, Triin Sarapik-Kivi, Piret Sigus e A Vida com Herman H. Rott, de Chintis Lundgren, completam esta homenagem.

Estas e mais novidades para descobrir amanhã, 8 de março às 21h30, na Sala Manoel de Oliveira!

Agarrem nos vossos convites e troquem-nos na bilheteira do Cinema São Jorge!